Começo este post com uma pequena dramatização, apenas, para ilustrar como um desastre anunciado pode e deve ser evitado. É óbvio e ululante, que um episódio desta natureza pode ocorrer em qualquer empresa - notadamente, de pequeno/médio porte - despreparada para lidar com tais vicissitudes, desnecessariamente.
O SUFOCO
Funcionário A, funcionário B e secretária Dona Fulana em uma celeuma, bem conhecida das organizações, as da era jurássica.
A - Aonde está o lembrete, que eu colei no PC ontem?
B - Aquele papelzinho? Caiu no chão e a faxineira varreu.
A - Cadê a faxineira?
B - Só trabalha no turno
da noite. Fiz serão e vi quando ela jogou fora, mas, não pensei que fosse importante.
A - Preciso daquelas informações, porque o auditor/fiscal vai passar por aqui hoje à tarde.
B - Pergunta pra secretária.
A - Dona Fulana, o que fazem com o lixo recolhido de noite?
Dona Fulana - Vai pra garagem e de lá o caminhão leva...
A - Com quem eu posso ver isso?
Dona Fulana - Não sei o nome do novo funcionário!
O desespero é a consequência de não investir corretamente. |
O DESESPERO:
A - Mudança de tática liga o PC e veja se encontra no banco de dados alguma informação.
B - Só o pessoal do RH/finanças/contabilidade tem a senha dessa base de dados.
A - Liga pro Dr.Dascouve!
B - Ele viajou.
A - Chama o TI.
B - Ainda não chegou. Só de tarde!
A - Ai, Meu Deus! Alguém me socorra! Necessito aprontar isto para a reunião de depois do almoço.
Dona Fulana - A boa notícia é que você pode relaxar, porquê - é aí que vem a má notícia. - Não há o que fazer, antes de meados da tarde.
A CAUSA:
Assim, temos uma genérica teatralização de um pequeno e trivial exemplo da importância da informação, sua segurança, sua integridade e sua disponibilidade. Importância esta, ainda, muito postergada ou, mesmo negligenciada pela maioria das empresas, mesmo sendo a causadora de tantos estragos nas vidas das pessoas e na boa continuidade dos serviços.
Analisar dados históricos pode viabilizar a construção dos dados futuros. |
Tendemos a colocar a culpa na crise, no arrocho fiscal, no govêrno e seu sistema. Mas, em boa monta, escapamos da necessidade de olhar mais detidamente a origem do problema, que pode estar na eficiência dos processos, particularmente, nos de negócios.
Senão vejamos, quais as respostas para o questionamento a seguir:
A. Como são processadas e armazenadas as informações na sua empresa?
B. Que decisões são dependentes dessas informações?
C. Quem pode acessá-las e com que facilidade as encontra?
D. Elas são compartilhadas entre os times de interesse? Como?
E. Essas informações fornecem um norte ao planejamento estratégico?
F. A empresa cultua análises preditivas em cima delas?
G. Existe uma política de segurança bem definida para cada grupo de pessoas/informações?
A Informação é um ativo estratégico e valioso, que deve ser tratado como tal. |
A SOLUÇÃO:
Para dirimir dúvidas remanescentes deste artigo, você pode baixar o PDF, sem ter que preencher absolutamente nada,apenas, clicando no link da imagem abaixo.
Qualidade em serviços está no atendimento. |
Já existem empresas especializadas em propôr soluções modernas e adequadas, para problemas de tal natureza ou similares. Uma delas é a Designeural, que presta serviços de consultoria e assessoria nos vários níveis, em que a informação esteja presente. Dois grandes grupos compõem suas vertentes de atuação: a informação VISUAL e que chamamos internamente de informação NEGOCIAL.
Evidentemente quê, visa assambarcar toda forma de emissão, recepção e armazenamento de tudo o que possa e deva ser informativo e do conhecimento de toda a organização, seus clientes, seus investidores, colaboradores e fornecedores; toda a informação que entre em contato, pelos sentidos de seus diversos públicos internos e externos. Razão de ser do nome: DESIGNEURAL.
OS DESDOBRAMENTOS:
BPM - Business Process Management ou Gestão de Processos. |
A primeira providência consiste em mapear a trilha da informação, através da empresa. Para isso, usamos o BPM - Business Process Management (Gestão de Processos de Negócios ou Gestão de Processos), com a finalidade de começar a entender como são processadas as informações [as is], identificando os GAP's (lacunas) e sugerindo inovações.
SOA - Service Oriented Architecture / Arquitetura Orientada a Serviços. |
A seguir, tratamos da alocação deste valioso recurso, visando disponibilizá-la a quem de direito, a qualquer hora e de modo rápido, fácil e barato, por meio de uma política de SOA Service Oriented Architecture (Arquitetura Orientada a Serviços) a ser definida junto ao staff estratégico e a alta cúpula.
Cloud Computing / Computação em Nuvem. |
Então, é definida a pequena revolução interna, que troca a TI toda inHouse e improdutiva, por virtualização e nuvem, aumentando exponencialmente a produtividade, eliminando custos desnecessários. A esta altura, todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva deverão estar treinadas e prontas, para crescer sem limites.
Design é Projeto, não desenho (draw). |
Por fim, na verdade, a primeira coisa a entrar em contato com os diversos públicos: o DESIGN. O quê, numa analogia simplória, se equipara à diferença de sensações, entre a de olhar para um carro popular e a de ver aquele da estrela de 3 pontas.
É possível implementar aos poucos, mas é importante incluir no plano estratégico os cuidados com este ativo valioso, que é a informação.
Espero ter contribuído, de alguma forma, para o sucesso de seu empreendimento/carreira/decisão.
Conte conosco, sempre!
Contato: administrador@designeural.com
Espero ter contribuído, de alguma forma, para o sucesso de seu empreendimento/carreira/decisão.
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